Wednesday, October 18, 2006

Arremesso e Lançamentos

As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos envolvem o arremesso de peso,e os lançamentos de martelo, lançamento de peso e de disco e dardo. O arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7.26 kg para os homens (adultos) e 4 kg para as mulheres. O martelo é similiar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior. Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 kg para as mulheres e 2 kg para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.

O arremesso e os lançamentos são feitos dentro de áreas limitadas, um círculo demarcado no solo para o arremesso de peso, e os lançamentos de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância do arremesso e dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas.
As competições de arremesso e lançamentos normalmente são praticadas no espaço interior à pista das corridas.

A origem desta prova parece ser também irlandesa, pois nos Jogos Tailteanos, no Salto
As provas de salto podem ser dividas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo.
Os atletas tomam impulso numa pequena pista, objetivando maior distância no salto.
O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal, é feito mediante tentativas: o atleta estabelece uma Altura que julga ser possível pular, solicita que a barra seja colocada nessa altura e tem algumas chances (dependendo da competição) para ultrapassar essa altura. Se conseguir, deve elevar a barra alguns centímetros, e tem novas tentativas. Gradualmente chega a seu limite, e não consegue ultrapassar a altura que será sua marca. O salto com vara funciona do mesmo modo. Em ambos os saltos, há um colchão para a queda do atleta atrás das barras a serem superadas.
No salto em distância e o salto triplo, horizontais, o atleta faz sua aterrissagem http://photos1.blogger.com/blogger2/2194/4286/1600/250px-Bergqvist-eberstadt-2003-sprung.jpg">

numa caixa de areia. Há uma marca na pista que indica o limite máximo de corrida antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou encoste nessa marca, terá queimado e perderá a tentativa. Caso tenha saltado antes da marca, a distância dessa marca até o local onde aterrisou é a distância obtida. É importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais próximo à marca de salto; se o atleta, por exemplo, depois de cair apoiar a mão num ponto qualquer da caixa de areia, anterior ao local onde caiu, será marcada a distância até esse ponto.
Modalidades Combinadas
Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completo. As competições oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e arremessos. Os atletas pontuam de acordo com suas colocações nos eventos individuais, e esses pontos podem ser somados para definir-se o vencedor.
A pista de corrida normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 25 centímetros que os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas (quase um ``oval´´), possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, mas não chega a ter 500 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.

As barreiras têm cerca de 1 metro, nas competições para homens, e cerca de 80 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial. As corridas com barreiras normalmente têm 10 obstáculos.
Embora a maratona seja disputada nas ruas de uma cidade ou em um local externo, o seu trajeto é estabelecido de modo que a chegada se dê num estádio ou pista de atletismo.
O vento
Em provas de saltos em distância e corridas curtas, os recordes só são válidos se o vento estiver a favor não ultrapassar a marca de 7,2 km/h. Nas corridas longas, o vento não influi decisivamente, pois o atleta pega também lufadas de frente quando faz uma curva e muda de direção. o atletismo tem 3 formas de ser como nadar,correr e ate arremessar..mas a melhor de todas e nadar fala serio!!!

No comments:

Google