Sunday, October 15, 2006

Futebol Americano


O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América e no Canadá simplesmente como football (futebol, em português), é um desporto competitivo de equipa que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade táctica e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam, perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 140 kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipas atacante e defensora. O futebol americano não se assemelha muito ao futebol, desporto que é assim chamado por quase todo o mundo, á excepção dos Estados Unidos e de alguns países da Commonwealth. Apesar das diferenças, é do futebol que o futebol americano descende. O râguebi evoluiu a partir do futebol quando os jogadores começaram a transportar a bola nas mãos, e o futebol americano ainda mantém semelhanças facilmente reconhecíveis com o râguebi.

Popularidade
O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 90, passou mesmo o baseball como o desporto mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países.

O futebol americano universitário é extremamente popular, e muitos colégios e universidades participam na NCAA (National Collegiate Athletic Association), primeira divisão de futebol universitário, lotando consistentemente enormes estádios. Os jogos universitários são também transmitidos pela televisão para grandes audiências. Muitas das instituições integrantes de divisões inferiores de futebol e da National Association of Intercollegiate Athletics(NAIA) têm uma variedade de equipes de futebol americano, e o mesmo acontece com muitas escolas secundárias. Existem também equipes amadoras, de clubes e juvenis (como as equipes das ligas Pop Warner).

Além destas ligas e equipas, agora também já existe a Taça do Mundo de Futebol Americano
Designação
A palavra futebol tem vários significados. Nos Estados Unidos, futebol (ou melhor, o equivalente inglês: football) significa quase sempre aquilo a que no resto do mundo se chama futebol americano (ou, em alguns casos, futebol de futebol no mundo inteiro, também é popular nos Estados Unidos, particularmente como desporto de participação para crianças. Joga-se a todos os níveis, juvenil, amador, escolar, universitário e profissional, e internacionalmente por equipes de ambos os sexos.

O nome futebol pode parecer um nome curioso para o futebol americano, visto que os pés dos jogadores raramente tocam na bola (a palavra football é composta por foot = pé e ball = bola) - chutar a bola só é permitido em certas ocasiões e mesmo então é, em geral, desaconselhável. A grande maioria do jogo consiste em jogadores que seguram a bola nas mãos enquanto correm. No entanto, o desporto descende em linha direta do râguebi, ou rugby union football (e este descende do futebol), tal como se explica mais abaixo, e manteve o nome.

No comments:

Google