Wednesday, October 18, 2006

Rede Globo


A Rede Globo é uma emissora de televisão brasileira, que iniciou suas

atividades no dia 26 de abril de 1965 no Rio de Janeiro. Foi fundada e dirigida pelo empresário Roberto Marinho até sua morte, em 2003. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.

Em julho de 1957 o Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aprovou a concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda.

Em 26 de Abril de 1965, emitindo a canção Moon River de Henry Mancini, o locutor Rubens Amaral apresentou a nova emissora aos telespectadores da cidade do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara. Às 11:00 foi exibido o programa Uni-Duni-Tê, com Tia Fernanda e ao meio-dia, os desenhos animados Gato Félix e Hércules.

Em janeiro de 1966, o Rio sofreu uma das suas piores enchentes. Mais de cem pessoas morreram e vinte mil ficaram desabrigadas. A TV Globo fez a cobertura das conseqüências da enchente e veiculou informações para a população, participando, pela primeira vez, de campanha comunitária, centralizando a coleta de donativos em um dos seus estúdios; na época o sistema de transmissão era preto e branco.

Em 1966 a TV Globo chegou a São Paulo pelo canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista. Em 5 de fevereiro de 1968 foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de microondas que ligou o RJ a São Paulo.

Em 1969 entrou no ar o Jornal Nacional, primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional. O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.

Em 21 de abril de 1971 entrou no ar a TV Globo Brasília (canal 10), apresentando a partida Vasco contra Flamengo - ao vivo direto do Rio de Janeiro - e o programa Som Livre Exportação. A emissora atinge também Goiânia, Anápolis, Cristalina, Luziânia e outros municípios de Goiás.

Em 1971 também entrou no ar o Jornal Hoje. Em 1972 foi inaugurada a TV Globo Recife e foi feita a 1ª transmissão nacional em cores, via Embratel, para todo o país[Carece de fontes]. A televisão mostrou a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Em 31 de março de 1972, (dia da primeira transmissão em cores no Brasil), a TV Globo exibiu o especial Meu Primeiro Baile, o primeiro programa da televisão brasileira inteiramente gravado em cores. Ainda em 1972 estreou o Globo Repórter, ainda hoje transmitido pela emissora.

Em 1973 entrou no ar o programa Fantástico, também líder de audiência ainda hoje transmitido aos domingos. A partir de 28 de abril de 1974 passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.

Curiosidades

As telenovelas
A Rede Globo especializou-se em fazer telenovelas, que são vendidas atualmente para mais de trinta países. Tais novelas não veiculam opiniões, usos e costumes de toda a sociedade brasileira, pela simples razão disso ser impossível dada a extensão geográfica e a rica diversidade cultural do país. Contudo, inversamente, é plenamente razoável afirmar que ocorram fenômenos de "massificação", um problema que é verificado não apenas no Brasil mas no mundo todo e que é objeto de diversos estudos [Carece de fontes]. Uma verificação empírica simples sem necessidade de um protocolo experimental complexo, está ao alcance de qualquer indivíduo: basta sair ao comércio de roupas e calçados, em qualquer região do país, em busca de itens que estejam em sincronia com o que surge na TV. O fato é conhecido da indústria que explora o potencial de marketing associado.

Atualmente a emissora está no Guiness Records por ter mais de 260 telenovelas já gravadas e outras quatro ainda em andamento. A telenovela-série "Malhação" está no ar de segunda a sexta-feira desde 28 de abril de 1995. A Globo produz também programas de variedades, séries, jornalismo e esporte (leia-se futebol).

Críticos apontam as telenovelas como uma das causas da derrocada do cinema brasileiro[Carece de fontes]. A emissora informa[Carece de fontes] investir também em filmes para o cinema aproveitando sua infraestrutura e contratos com atores. Essa afirmação - seja oriunda ou não da emissora - não é condizente com o material que é colocado no ar: o cinema nacional (e mesmo europeu) tem menos espaço que o estados-unidense. Prova cabal disso é o fato de que o Festival de Cinema de Gramado, até a presente data (leia-se 2006), nunca mereceu o mesmo tempo de antena ou intensidade de propaganda que o prêmio Oscar. Note-se que esse fato vale também para as demais emissoras de TV brasileiras.


Jornal Nacional
O Jornal Nacional foi o primeiro telejornal brasileiro a ser transmitido em rede nacional, em 1969. Os episódios narrados a seguir são comentados por seus protagonistas no livro 35 Anos de Jornal Nacional, lançado em 2004.

Em 1989, criou-se uma polêmica por conta da edição do debate presidencial apresentado pelo telejornal dias antes das eleições. A emissora foi acusada de ter favorecido o candidato Fernando Collor de Mello, que disputava o segundo turno do pleito eleitoral com Luiz Inácio Lula da Silva. A TV Globo teria privilegiado os melhores momentos de Collor e os piores de Lula na edição do debate. Desde então, a emissora adota como norma apresentar os debates na íntegra, sem editá-los[Carece de fontes]. Isso impede que as escolhas que necessariamente fazem parte do trabalho de edição sejam interpretadas - às vésperas do debate com os ânimos dos envolvidos na campanha exaltados - como manipulação dos fatos.
O Jornal Nacional foi acusado de omitir informações sobre a campanha das Diretas Já, em 1984, porque deu a notícia do grande comício na Praça da Sé em São Paulo, no dia 25 de janeiro na mesma matéria em que noticiou as comemorações do aniversário da cidade. Na verdade, o telejornal não fazia referência ao comício na escalada da edição daquele dia, citando apenas o aniversário da cidade. “A cidade de São Paulo festeja os 430 anos de fundação”. Na chamada, o apresentador Marcos Hummel referia-se ao comício como um dos eventos comemorativos do aniversário da capital. Mas havia realmente relação entre a manifestação e o aniversário da cidade, uma vez que o comício havia sido marcado naquela data para facilitar a participação popular. Depois da chamada: “Festa em São Paulo. A cidade comemorou seus 430 anos com mais de 500 solenidades. A maior foi um comício na praça da Sé”, foi ao ar uma reportagem de Ernesto Paglia que informava claramente o conteúdo político do evento. O texto informa que milhões de pessoas foram ao Centro de São Paulo para, na praça da Sé, se reunir num comício em que pediam eleições diretas para presidente e que o evento não era apenas uma manifestação política. Cita a abertura, a música e a presença de vários artistas. A matéria mostra imagens da praça lotada e do radialista Osmar Santos apresentando os oradores. O governador de São Paulo, Franco Montoro, fez o discurso de encerramento: "Um dos passos na luta da democracia. Houve a anistia, houve a censura, o fim da tortura; mas é preciso conquistar o fundo do poder que é a Presidência da República".

No comments:

Google