Wednesday, October 18, 2006

RedeTV!


A RedeTV! é uma rede de televisão brasileira com sede em Barueri (SP), mais precisamente, no condomínio empresarial Alphaville. Entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999 Ás 07H00 da manhã. É a rede de televisão mais nova do brasil, com seis anos no ar.
História
No ar desde 15 de novembro de 1999, as cinco concessões da emissora foram transferidas para o grupo empresarial liderado por Amilcare Dallevo, Marcelo de Carvalho e o Banco Rural em maio de 1999, após negociações entre o Ministério das Comunicações e a então concessionária Rede Manchete, pertencente ao Grupo Bloch, liderado por Pedro Jack Kapeller (também conhecido como "Jaquito"), sobrinho de Adolpho Bloch, falecido em novembro de 1995. A TV Ômega Ltda (Razão social da Rede TV!) tem concessões no Rio de Janeiro (Canal 6), São Paulo (Canal 9), Recife (Canal 6), Fortaleza (Canal 2) e Belo Horizonte (Canal 4). A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas voltados à diversos segmentos: humorismo, shows de auditório, jornalismo, esportes, séries importadas, programas de entrevista, femininos e cobertura do showbizz . Pode-se dizer que a Rede TV! é sucessora das extintas TV Tupi e TV Excelsior e também, principalmente, da Rede Manchete, pois as concessões haviam sido originalmente da Tupi (Rio, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza), cassadas em 1980, e da Excelsior (São Paulo), fechada em 1970. Essas concessões haviam sido dadas à Manchete, em 1981, e transferidas para a TV Ômega, em maio de 1999. Os principais programas de 1999 eram: "RTV" (telejornal de 30 min. que ia ao ar às 7hs), "Galera na TV" (programa infantil que durou até metade de 2000 que ia ao ar às 18hs até 19hs), as séries "Friends", "Jeannie é um Gênio" e a "Feiticeira", "TV Magia" (3 filmes exibidos nas tardes de domingo com o sorteio de 2 filmes em cada sessão). Ficou conhecida, nos últimos anos pelos programas de baixíssimo nível, e por muitas vezes, apelar para ganhar audiência, segundo alguns críticos mais radicais. Muitos programas da emissora, são criticados duramente por causa dos programas sem conteúdo, sensacionalismo, e baixarias em horário impróprio, como os de João Kleber, que saíram do ar. O jornalismo, o programa Ritmo Brasil (antigo Almoço com os Artistas), o programa Pânico na TV, transmissões esportivas e outros programas são elogiados pela crítica
Tecnologia
Seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil, a Rede TV! passou a utilizar um padrão digital de transmissão de jornalismo. Além disso possui equipamentos como helicópteros e moto links para buscar informações em grandes distâncias.
Principais nomes da Rede TV!

Luciana Gimenez, apresentadora do Superpop.Luciana Gimenez (Superpop)
Olga Bongiovani (Bom Dia Mulher)
Sônia Abrão (A Tarde É Sua)
Emílio Surita (Pânico na TV)
Nelson Rubens (TV Fama)
Marcelo Rezende (Rede TV!News)
Fernando Vanucci (Bola na Rede)
Luisa Mell (Late Show)
Amaury Jr (Programa Amaury Jr)
Cristina Lyra (TV Esporte Notícias e Rede TV Esporte)
Renata Maranhão (Leitura Dinâmica)
Altos e Baixos na Emissora
Nos últimos anos a Rede TV! foi marcada pelo seu crescimento em faturamento e também pela ousadia e inovação devido ao seu principal programa, o Pânico na TV, mas também por baixarias em sua programação e problemas judiciais. Devido a certos aspectos tais como, principalmente, a falta de um investimento maciço em programação e as incessantes investidas da concorrência, principalmente da TV Record, está situada em quinto lugar em audiência e faturamento, atrás da TV Globo, SBT, TV Record e TV Bandeirantes.
Descumprimento de ordem judicial
Em 14 de novembro de 2005, véspera de aniversário da emissora (15 de novembro) por uma decisão judicial, o sinal do canal 9, em São Paulo, foi desligado às vinte e uma horas, e a Rede TV! ficou por mais de vinte e cinco horas fora do ar. O sinal via cabo ou satélite não foi interrompido.

A medida foi tomada, pois a emissora descumpriu uma ordem judicial onde ela era obrigada a exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público e por ONGs no lugar do Tarde Quente (atração vespertina de João Kléber que, segundo o Ministério Público, estimularia a homofobia e preconceito contra homosexuais em "pegadinhas").

Em 2002, uma revista de circulação nacional denunciou as pegadinhas, que segundo jornalistas eram, mais pura armação.

Embora estivesse no ar via satélite, no período que ficou fora do ar, a Rede TV! exibiu apenas reprises em toda a sua programação, com exceção do departamento de jornalismo e esporte, que funcionou normalmente, e a produção do programa TV Fama, que ficou de plantão nesse dia.

A Rede TV! acatou a decisão e exibiu do dia 12 de Dezembro de 2005 até o dia 20 de Janeiro de 2006 o programa obrigatório Direito de Resposta, em parceria com o Ministério Público e ONGS de direitos humanos.

Atualmente, o horário de João Kleber é alugado para o pastor Romildo Ribeiro Soares (R.R. Soares), por uma hora, e no restante, exibe-se animes japoneses.
Cobertura geográfica da Rede TV!
A Rede TV!, desde de sua estréia em novembro de 1999, vem crescendo, quando comparada com outras emissoras de televisão no mesmo período, no Brasil. Em seis anos no ar, a cobertura da Rede TV!, aumentou em 763%, pulando de 5 emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza) e poucas afiliadas, para 53 emissoras (atualmente), abrangendo 82% do território nacional, o que representa 3560 municípios em todo o Brasil.

Atualmente, Minas Gerais tem a maior cobertura geográfica da Rede TV! no Brasil: mais de 234 municípios mineiros. Enquanto isso, no Ceará, a Rede TV! está em apenas 04 municípios
Falta de Qualidade
A queda da qualidade da programação da Rede TV! resultou na desfiliação da TV Brasília, que trocou a Rede TV! pela Rede 21 (atual Play TV, canal UHF da Rede Bandeirantes em São Paulo, está no ar pelo Canal 21) em 2003. Com isso a Rede TV! deixou de ser assistida em sinal aberto em todo o Distrito Federal, até por TVs a cabo locais (NET Brasília e Mais TV), podendo ser assistida apenas via satélite (DirecTV e SKY) ou por antenas parabólicas, através do sinal da Brasilsat B1.

Mas o crescimento voltou em 2003 com a afiliação da TV Pampa, do Rio Grande do Sul, que trocava a Rede Record pela emissora. Mas por causa de um calote, segundo a imprensa gaúcha, a TV Pampa voltou a trasmitir a Rede Record, depois de pouco mais de 60 dias trasmitindo a Rede TV!.

Atualmente, as maiores emissoras da Rede TV! são a Rede TV! Sul, que retransmite o sinal para boa parte do estado de Santa Catarina e parte do Paraná, e a Rede TV! Rondônia, que é formada por emissoras que retransmitiam o SBT, em todo o estado de Rondônia.

Já no Rio Grande do Sul, onde supostamente foi o palco do calote entre a Rede TV! e a TV Pampa, a emissora é trasmitida atualmente em sinal aberto, através da TV Urbana, que é um canal de pequeno porte, com trasmissão fraca, pelo canal 55 (UHF) e que pode ser assistida apenas em Porto Alegre e cidades da região.
Crescimento na Rede TV!
Depois da perda de duas importantes redes regionais, TV Pampa do Rio Grande do Sul e da TV Brasília do Distrito Federal, a Rede TV! encontrou no final de 2003 um mercado favorável ao crescimento de sua cobertura geográfica. A capital gaúcha voltou a receber o sinal da Rede TV! através da TV Urbana (canal 55 UHF). Em 2006, duas novas capitais começam a contar com o sinal da Rede TV!: a capital do Espírito Santo (Vitória), que recebe as imagens através da TV Litorânea, pelo canal 13 VHF; e a capital do Rio Grande do Norte (Natal), através da MultTV!, pelo canal 17 UHF.

Com isso, 21 estados da federação passam a receber as imagens da Rede TV! com intermédio de emissoras locais.

No comments:

Google