Wednesday, October 18, 2006

Sistema Brasileiro de Televisão


O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão brasileira, formada por emissoras pertencentes ao empresário e apresentador de TV Silvio Santos e outras emissoras e retransmissoras afiliadas.

Décadas de 70 e 80

Silvio Santos, Assinatura da concessão da TVS, em 1975: o embrião do SBTO SBT teve início na TV Studios (TVS), criada no Rio de Janeiro em 1976, quando Silvio Santos recebeu, graças à influência de Manoel da Nobrega, uma concessão de canal de TV, o canal 11 do Rio de Janeiro. Seu principal destaque era o Programa Sílvio Santos, exibido aos domingos, que durava o dia todo, com vários quadros comandados pelo próprio.

Em 1981, com a falência da TV Tupi, Silvio consegue as concessões do canal 4 de São Paulo, do canal 5 de Porto Alegre (antiga TV Piratini) do canal 5 de Belém (antiga TV Marajoara) e do canal 9 do Rio de Janeiro (a TV Corcovado, antiga TV Continental). De posse dessas emissoras (exceto o canal 9 carioca), forma o Sistema Brasileiro de Televisão. A TVS de São Paulo passa a ser a sede da rede.

Na década de 1980 consolida-se o apelido "SBT: Líder absoluto da vice-liderança", já que a emissora consolida a posição. Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT, continuando no ar até hoje. Em 1985, vai ao ar a minissérie estadunidense Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência. A emissora reapresentaria a minissérie, estrelada por Richard Chamberlain, outras vezes nos anos seguintes, inclusive como parte da programação especial do ano 2000.

Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS deixa de ser utilizado. Passou-se a se usar somente o nome SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega".

Em 1988, Silvio intensificou a reformulação e passou a ser mais agressivo, contratando artistas, lançando programas e horários de grandes filmes, para rivalizar com a Rede Globo. Silvio Santos contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas, o humorístico Veja o Gordo e Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar este projeto seduziu Jô pela troca de emissora.

Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Bóris Casoy e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil. Serginho Groismann é trazido da TV Cultura, onde comandava o Matéria Prima, e cria o Programa Livre. O SBT traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega que realiza seu sonho de comandar A Praça É Nossa, um programa nos moldes da Praça da Alegria, criada por seu pai.

Desde a década de 80, para buscar mais popularidade, o SBT comprou inúmeras produções da rede mexicana Televisa. Programas como Chaves e Chapolin tornaram-se ícones da emissora, que adquiriu também as novelas da atriz mexicana Thalía. Foi assim que em 1996 exibiu Maria Mercedes e Marimar. Em 1997, dando continuidade à trilogia, colocou no ar a novela Maria do Bairro. Essas novelas foram veiculadas no horário do Jornal Nacional, para a disputa de Ibope, tendo sido reprisadas diversas vezes pelo SBT.
2000
A partir de abril de 2000, o SBT exibe o pacote de filmes inéditos nas sessões Cine Espetacular (terça-feira), Tela de Sucessos (sexta-feira), com parceria entre a Disney, Warner Brothers. O total de custos para a empresa brasileira foi de de 200 milhões de reais. O mesmo voltou a ocorrer 2001 e 2002. A partir de 2003 teve início a reprise dos filmes exibidos anteriormente.

O declínio como segundo lugar de audiência ocorre a partir de setembro de 2000, quando as grandes produções de Chiquititas e o Disney Club encerram suas gravações. Enquanto Chiquititas terminava em 19 de janeiro, Disney Club entrou de férias pela primeira vez em 28 de abril de 1997. Ambos foram substituídos no horário pela reprise da novela Éramos Seis em 22 de janeiro de 2001. Essa novela havia sido exibida originalmente em 1994. Depois dela, várias novelas mexicanas e séries norte-americanas ocuparam este horário.
2001
Em 14 de maio de 2001, o Disney Club voltou no ar, mas aos sábados das 10h e 15 min até meio-dia, sob novo nome, denominado Disney Cruj. No entanto, teve fim de 2002 com o término das gravações, não tendo seu final reprisado. Ao mesmo tempo aconteceram mudanças e alguns programas que saíram do ar.

Em outubro de 2001, estréia o reality-show Casa dos Artistas, com apresentação do Sílvio Santos e a polêmica de ser plágio do Big Brother Brasil (BBB), programa da Rede Globo. A Justiça do Estado de São Paulo deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo continou o processo contra a emissora. Nas noites de domingos de novembro e dezembro, enquanto era exibido Casa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez em 1º lugar no IBOPE, derrubando os 28 anos de invencibilidade do programa “Fantástico” da Rede Globo como líder de audiência.

Em 2001 foi exibida a novela Rosalinda e o programa Popstars, que selecionou cinco garotas para o grupo Rouge. Mesmo com a saída de Luciana em 2004, permaneceram em voga na mídia. No ano seguinte foi a vez do grupo de cinco garotos do Br'oz. Laçaram CD em novembro, anunciando seu fim em maio de 2005, devido a falta de entrosamento e pouca aceitação do CD. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram popularidade no mercado fonográfico.
2002
Entre janeiro a março de 2002 começava Casa dos Artistas 2, rivalizando a estréia do BBB e também o Fantástico. Na Casa dos Artistas 3 em 2003, com um diferente formato, cada participante trazia um fã, o que mais tarde levantou questionamentos de fraude. A exibição de Casa dos Artistas 4 (2004) teve baixa aceitação em termos de audiência e anunciantes, devido a inexistência de regras, como desejava Sílvio Santos.

Entre 2000 a 2002, o Domingo Legal se consolida na liderança da audiência, ganhando do Domingão do Faustão (Globo). E tambem o SBT comprou o Clube do Chaves , mas não deu audiencia e saiu fora do ar em 2002 por que os atores já estavão velhos e gordos e não contava com a presença nem do Quico e nem do Seu Madruga
2003
No início de 2003, Sílvio Santos foi alvo de polêmica ao declarar à revista Contigo, enquanto morava nos Estados Unidos, estar doente e ter pouco tempo de vida. Declarou, ainda, que o SBT teria sido vendido à Televisa e ficaria sob cuidados de Boni, executivo de TV e ex-diretor da Rede Globo. A repercusão da entrevista foi grande. A Televisa, Rede Globo e Boni negaram a suposta compra do SBT, quando Sílvio afirmou que a entrevista e tudo que havia sido divulgado por ele nesse ínterim era falso, inclusive os rumores de doença.

Em 7 de setembro de 2003, o programa "Domingo Legal", foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional, ao exibir uma matéria de dois supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo entrevistados dentro de um ônibus por um repórter do "Programa do Ratinho", onde ameaçam o vice-prefeito e três apresentadores de programas policiais Datena (Bandeirantes), Marcelo Rezende (que ancorava o já extinto Reporter Cidadão, da RedeTV!) e o comentarista de futebol, que ancorava o hoje extinto Cidade Alerta, Oscar Roberto Godói (Record). Os supostos integrantes do PCC alegam terem tentado sequestrar o padre Marcelo Rossi, fato ocorrido uma semana atrás. No dia seguinte, a polícia, o Ministério Público, os apresentadores e o vice-prefeito pediram investigações sobre os supostos integrantes do PCC, chegando a crer ter sido uma farsa, intensificada nos dias seguintes. Nessa mesma semana, um comunicado do PCC divulgado pela imprensa por presos na mesma semana, nega ter ameaçado apresentadores e o vice-prefeito, dizendo que dois homens não eram do grupo. Em 15 de setembro de 2003, ao ser entrevistado pela Hebe, Gugu diz que o vídeo do PCC era verdadeiro, como sempre insistiu desde semana passada. Mas, no dia 17, a polícia conclui que o vídeo havia sido falsificado, com a identificação dos falsos membros do PCC e o envolvimento da produção do "Domingo Legal", por ter contratado Barney para recrutar os dois homens que eram da camada "classe baixa da sociedade". A produção improvisou dentro do ônibus a entrevista falsa que, segundo ex-funcionários do SBT e a polícia, foi feita no estacionamento da emissora. Barney acusou a produção e Gugu de serem mentores da fraude para prejudicá-lo. Como consequência, é tirado do ar por uma semana o "Domingo Legal" no dia 21, sendo substituído pelo “Programa do Ratinho”.

Entre outubro a dezembro os envolvidos, inclusive Gugu, foram depor na delegacia por causa dessa fraude. Gugu (sua produção) e o SBT foram processados várias vezes (por apresentadores, pelo vice-prefeito e pela Comissão de Ética Jornalística). O escândalo prejudicou a imagem do SBT, tanto por telespectadores como por anunciantes da emissora. Isso levou também ao declínio do “Domingo Legal” e, conseqüentemente, a maior audiência do Domingão do Faustão (Globo) e do recém lançado Pânico na TV, pela "Rede TV!". Até hoje o processo contra SBT tramita na justiça.
2004
O SBT surpreendeu seus telespectadores ao anunciar que exibiria filmes inéditos, fato que só veio a ocorrer após agosto de 2005, depois de inúmeros processos e críticas. Sílvio Santos não ofereceu maiores esclarecimentos sobre a demora para a exibição dos filmes.

Em outubro de 2004, começou a exibir informes pelo sinal do satélite Brasilsat B1, no período da tarde de segunda a sábado e nas manhãs de domingo, o que prejudicou milhares de pessoas que acompanham a programação através de antena parabólica
2005
Em 2005, o SBT exibe a reprise da novela Xica da Silva, produzida entre 1996 e 1997 pela extinta Rede Manchete de Televisão. Ana Paula Padrão é contratada e estréia em agosto na emissora, numa ação para conter a audiência de Essas Mulheres, a telenovela que até então a Rede Record exibia. Começa a ser exibida a trama mexicana Rebelde, a qual, desde o começo, torna-se furor entre as crianças e a juventude brasileira.
2006
Em 2006, o SBT comemora 25 anos, passando por uma grave crise interna, resultante do avanço da Rede Record no mercado televisivo. Hebe passou a perder sistematicamente do Repórter Record às segundas-feiras, Prova de Amor retirou audiência do telejornal de Ana Paula Padrão, que em certos instantes chegou a ocupar o 4º lugar na audiência e A Escrava Isaura derrotou Mariana da Noite.

A reação do SBT ficou por conta da exibição de Rebelde. Isto porque, a novela Cristal, encarada como a salvação da emissora, não conquistou popularidade, alcançando médias semanais de 5 pontos de audiência. Isto se explica, em parte, à concorrência do horário com (Cobras & Lagartos/Prova de Amor/Bicho do Mato).

Desde o início do ano, o SBT perdeu a vice-liderança do horário nobre e no faturamento das emissoras. O único horário em que o SBT mantêm destaque é de manhã. O programa Bom Dia & Cia. atinge consideráveis médias e retira audiência da "Rainha dos Baixinhos", Xuxa Meneghel
Curiosidades
O SBT é conhecido por anunciar programas e voltar atrás, O maior Brasileiro de todos os tempos é o mais conecido de todos, durante o ano de 2002 era constantemente anunciado na grade e nunca foi ao ar, outro anúncio ao qual o SBT voltou atrás foi a novela Rebelde com estréia anunciada em maio de 2004,porém a novela só estreou em Agosto do mesmo ano.
Outro boato constante é o da venda ou arrendamento de parte do SBT para Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho), executivo de TV e ex-diretor da Rede Globo.
Silvio Santos é muito criticado pela imprensa e a opinião pública por que ele realiza constantemente mudanças na programação. Essa inconstância dos horários no SBT acaba prejudicando a emissora na hora de vender um anúncio, chegando ao ponto de mudar o horário da exibição do Programa do Ratinho, as novelas e colocar filmes de segunda e quarta à noite. A tal mudança constante se leva a baixa audiência registrada nos primeiros meses de 2006, com ameaça da Record se tornar a segunda lugar no IBOPE. Até mesmo a Rede Bandeirantes chegou a ameaçar chegar perto do terceiro lugar. A mais recente mudança da programação foi no início de junho. No entanto, o grande acerto do SBT foi conseguir um contrato milionário com a WB que garante vários filmes campeões de bilheteria.
Outra crítica é de grupo de brasileiros nacionalistas, que acusam Santos de "vender" a emissora aos estrangeiros, ao exibir novelas da Televisa, do México, os filmes de produção dos Estados Unidos, apesar de ter o nome "sistema brasileiro", que chegou ser apelidada como "Sistema de Televisão".

No comments:

Google